15 de jun. de 2007

Erro ou falha genérica

Coisa linda essas aplicações de Visual Studio, né? Eu precisava rodar um programa na minha máquina e tudo que aparecia é o seguinte:

Falha na inicialização do aplicativo devido a configuração incorreta. A reinstalação do aplicativo pode resolver o problema.

Realmente brilhante, agora eu entendi o que aconteceu de errado. Aí eu vou no registro de eventos do Windows, e ele tem uma informação um pouco melhor:

Não foi possível encontrar Assembly dependente Microsoft.VC80.DebugCRT e o último erro foi A montagem a que foi feita referência não está instalada no sistema.

Tá, isso parece uma mensagem de erro mais detalhada, apesar de não fazer o menor sentido para mim. Mas procurando no google um pouco, encontro a seguinte pérola de como resolver este problema:

Since you are using debug versions of the DLLs you need to do one of the following:

1) Install Visual Studio 2005 on the IIS machine. This will install the necessary debug versions of MSVCR80.DLL etc to the WinSxS folder.

Que insight genial, para rodar um aplicativo simples, eu tenho que instalar um ambiente de desenvolvimento que é composto de alguns DVDs e custa milhares de dólares.
Felizmente, depois de recobrar o juízo, ele continua:

An easier solution is to switch to release builds instead of debug builds.

Você não adora o mundo microsoft? :P

2 comentários:

Unknown disse...

olá! como você resolveu esse problema? estou com um problema parecido, a versão "build" tem 1.5MB, mas roda em qualquer PC, no entanto a versão "release", que tem 400kb, não roda em PC sem o VS2005... o pior é que tem uma versão original do programa, de aprox 400KB que tá compilada certinha, e roda em qualquer PC ...

franksands disse...

William, como faz um certo tempo, eu não lembro exatamente o que eu fiz. Eu te digo com certeza que não instalei o visual studio 2005, mesmo pq eu já tenho o 6 e o 2003 instalado. Eu acho que eu pedi a dll que faltava para um colega do escritório, que tinha o 2005.